ACRÓSTICO / MÉTODOS DE ENSINO





CURSO TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO

em quatro aulas = 20 horas



Sábado, 14 de julho de 2012

PRIMEIRO DIA – TECNICAS DE ALFABETIZAÇÃO





“Ler não é decifrar, escrever não é copiar”
Emília Ferreiro (1936- ) psicóloga e pedagoga argentina



A C R Ó S T I C O = é uma composição em que as letras iniciais de cada verso lidas no sentido vertical, formam uma palavra ou uma frase.


            Fazer um acróstico com a palavra ALFABETIZAR

                                    A L F A B E T O

                                    *L Ó G I C A

                                    *F O R M A

                                      A M I Z A D E

                                     B E L E Z A

                                    *E X P E C T A T I V A

                                      T É C N I C A

  *I N F O R M A Ç Ã O  quando alguém munido de   FORMA    
& EXPECTATIVA  encontra outro munido de     LÓGICA  & INFORMAÇÃO  soa ZZZZ, então
             F E L I Z
              A L U N O
              R E S U L T A D O

    Alunas: Aloyana & Andreia


ANDREIALOYANA

Reflexão sobre coisas que nos levam a certos impedimentos, isto é, aos trava-vidas.

“Peso morto é o ‘defunto’ que se esqueceu de deitar”
 Andreia Francisco de Araújo


“A aLfAbEtIzAçÃo É bElA o ‘DeFuNtO’ é QuE eStRaGa ElA”



Alfabetizar: é o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, com foco num domínio de habilidade de decodificação (LER) e codificação (ESCREVER).
Letrar: o letramento não é apenas o ato de aprender a ler e a escrever, mas também o quanto este ler e escrever estar inserido no contexto social deste educando.



MÉTODOS DE ENSINO

1.    Métodos Predominantemente Sintéticos: são os métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
a)    Método Crescente: começa do menor para o maior: letra, sílaba, palavra.
a.    Método Alfabético ou soletrativo: o aluno aprende o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.
b.    Método Silábico: o aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
c.    Método Fonético: o aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formam as palavras.


♥  ♥  ♥


A professora encerrou a aula com a leitura para que possamos refletir:


A ESCOLA É ...
“... O lugar onde se faz amigos;
Não se tratam só de prédios, salas, quadros
Programas, horários, conceitos ...
Escola é, sobretudo gente ...
Gente que trabalha, que estuda,
Que alegra, se conhece, se estima
O mantenedor é gente,
O diretor é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que
Não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma parede,
Independente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, trabalhar
E também criar laços de amizades,
É criar ambiente de camaradagem,
É criar e se “amarrar nela”.
Ora, é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz!
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo!”

Paulo Freire (1921-1997) educador e filósofo brasileiro



֜   ֓   ֨

2 comentários:

  1. RECOMENDO PESQUISAR NO GOOGLE: ANTONIO SOUZA PV. 19,21 (CANAL NO YOUTUBE) , E TAMBÉM OS BLOGS CANTINHO DA POESIA, CANTINHO DO ANTI ABORDO, CANTINHO DO DROGADO, POIS LÁ VOCÊ ENCONTRARÁ UMA SÉRIE DA ACRÓSTICOS.

    ResponderExcluir