PARLENDAS / PARÓDIA



Sábado, 04 de agosto de 2012

QUARTO DIA - TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO




“Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar” Augusto Cury (1958- ) médico e escritor brasileiro


PARLENDAS OU TRAVA-LÍNGUA = é um conjunto de palavras que formam uma frase de articulação difícil devido aos sons emitidos em movimentos seguidos da língua de modo não usual.
           
            As Parlendas são textos curtos que resgatam a cultura brasileira, de certa forma já fazem parte do contexto infantil, além de despertarem no aluno o gosto pela leitura não convencional.
           
ALGUNS TRAVA-LÍNGUAS

O papa papa o papo do pato
.
Atrás da porta torta tem uma porca morta.

Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio.

Três tigres tristes comiam em um prato de trigo
.
A pia pinga, o pinto pia, quando o pinto pia a pia pinga
.
O rato roeu a roupa do rei Roma. A roupa do rei de Roma o rato roeu.

Um ninho de mafagafos tem sete mafagafinhos, quando a mãe mafagafo dá comida aos sete mafagafinhos eles fazem semelhante mafagafada que ninguém os mafagafaguita.  


P A R Ó D I A = é uma composição literária que imita cômica ou satiricamente uma obra séria. Por outro lado, é também um processo de intertextualização, que tem por finalidade desconstruir ou reconstruir um texto.

Fazer uma paródia usando todo o conteúdo das aulas.


Professora, nós vamos parodiar, mas reconstruindo um texto.


APRENDER PARA ENSINAR, ENSINAR PARA APRENDER

Professorinha me ensinou
Montei acróstico palavra formou.
Segundo dia estive aqui
Métodos de ensino eu aprendi:
Palavração, sentenciação, historietas
Foi muito bom!
Como eu dancei, como eu pulei
E com massinha brinquedos formei.
No quarto dia parlendas ouvi.
Travei a língua, me diverti!
Vou me empenhar, me dedicar
E aos meus alunos vou ensinar ...
Roberta Theodoro & Aloyana Couto da Silva



            A turma foi dividida em dois grupos e cada grupo cantou a sua paródia com base em canções infantis tradicionais.

            Em seguida houve o Café de Encerramento das atividades. O texto de fim de aula e de curso, leia abaixo:


EDUCAR É ...

“Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele.
É usar o que pensamos para nos transformar no que somos.
O maior educador não é o que controla, mas o que liberta.
Não é o que aponta erros, mas o que previne.
Não é o que corrige comportamento, mas o que ensina a refletir.
Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos,
Mas o que vê o invisível.
Não é o que desiste facilmente, mas o que estima sempre a começar de novo.
Um bom educador abraça quando todos condenam,
Aplaude os que nunca subiram ao pódio, vibra com a
Coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares.
Não procura seu brilho próprio, mas faz-se pequeno para
Tornar seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.
Que educador daria conta desta missão?”
Augusto Cury (1958- ) médico e escritor brasileiro



Cada aluna foi presenteada com 









EDUCAR É ...

AMAR E PLANEJAR

E COM PERSISTÊNCIA E DEDICAÇÃO,

ESFORÇO E PACIÊNCIA

SEMPRE TEREMOS A CERTEZA

DE QUE TUDO VAI DAR CERTO!!!

POIS TEMOS PEDRAS PRECIOSAS EM NOSSAS MÃOS

QUE NO FUTURO SERÃO

PROTAGONISTAS DE GRANDES ESPETÁCULOS.

FAZENDO AQUELES QUE OS CERCAM TEREM

VÁRIOS E VÁRIOS DIAS DE FOLIA!!!

OBRIGADA PELO CARINHO DE TODOS.

ESPERO QUE VOCÊS SE TORNEM TÃO INESQUECÍVEIS

PARA OS SEUS ALUNOS QUANTO SE

TORNARAM PRA MIM !

BEIJOS ...

PROFESSORA







Vídeo das atividades realizadas durante o curso
Canções: Pra Você composição de Paula Fernandes e Zezé di Camargo
Piruetas composição de Chico Buarque
Dia de Alegria composição de Luiz Claudio Picolé e Marcio Paiva, cantada pela apresentadora Eliana






Café de encerramento do curso Técnicas de Alfabetização da professora Carlice

Meninas que participaram do curso, peço desculpas por eu não editar o vídeo. 






AVALIAÇÃO DO CURSO









∫ ♂  ♫  ☻ ☼  ☺  ♥   ♪   ♀ ∞


Nenhum comentário:

Postar um comentário