Sábado, 04 de agosto de 2012
QUARTO DIA - TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO
“Educar não é repetir
palavras, é criar ideias, é encantar” Augusto Cury (1958- ) médico e escritor
brasileiro
PARLENDAS OU TRAVA-LÍNGUA = é um conjunto de palavras que formam uma frase de
articulação difícil devido aos sons emitidos em movimentos seguidos da língua de
modo não usual.
As Parlendas são textos curtos que
resgatam a cultura brasileira, de certa forma já fazem parte do contexto
infantil, além de despertarem no aluno o gosto pela leitura não convencional.
ALGUNS TRAVA-LÍNGUAS
O papa papa o papo do pato
.
Atrás da porta torta tem uma porca morta.
Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio.
Três tigres tristes comiam em um prato de
trigo
.
A pia pinga, o pinto pia, quando o pinto pia
a pia pinga
.
O rato roeu a roupa do rei Roma. A roupa do
rei de Roma o rato roeu.
Um ninho de mafagafos tem sete mafagafinhos,
quando a mãe mafagafo dá comida aos sete mafagafinhos eles fazem semelhante
mafagafada que ninguém os mafagafaguita.
P A R Ó D I A = é uma
composição literária que imita cômica ou satiricamente uma obra séria. Por outro
lado, é também um processo de intertextualização, que tem por finalidade
desconstruir ou reconstruir um texto.
Fazer
uma paródia usando todo o conteúdo das aulas.
Professora, nós vamos
parodiar, mas reconstruindo um texto.
APRENDER PARA
ENSINAR, ENSINAR PARA APRENDER
Professorinha me ensinou
Montei acróstico palavra formou.
Segundo dia estive aqui
Métodos de ensino eu aprendi:
Palavração, sentenciação, historietas
Foi muito bom!
Como eu dancei, como eu pulei
E com massinha brinquedos formei.
No quarto dia parlendas ouvi.
Travei a língua, me diverti!
Vou me empenhar, me dedicar
E aos meus alunos vou ensinar ...
Roberta Theodoro
& Aloyana Couto da Silva
A
turma foi dividida em dois grupos e cada grupo cantou a sua paródia com base em
canções infantis tradicionais.
Em
seguida houve o Café de Encerramento das atividades. O texto de fim de aula e de
curso, leia abaixo:
EDUCAR É ...
“Educar é viajar no mundo do outro sem nunca
penetrar nele.
É usar o que pensamos para nos transformar no
que somos.
O maior educador não é o que controla, mas o
que liberta.
Não é o que aponta erros, mas o que previne.
Não é o que corrige comportamento, mas o que
ensina a refletir.
Não é o que observa apenas o que é tangível
aos olhos,
Mas o que vê o invisível.
Não é o que desiste facilmente, mas o que
estima sempre a começar de novo.
Um bom educador abraça quando todos condenam,
Aplaude os que nunca subiram ao pódio, vibra
com a
Coragem de disputar dos que ficaram nos
últimos lugares.
Não procura seu brilho próprio, mas faz-se
pequeno para
Tornar seus filhos, alunos e colegas de
trabalho grandes.
Que educador daria conta desta missão?”
Augusto Cury (1958- )
médico e escritor brasileiro
Cada aluna foi
presenteada com
EDUCAR É ...
AMAR E PLANEJAR
E COM PERSISTÊNCIA E
DEDICAÇÃO,
ESFORÇO E PACIÊNCIA
SEMPRE TEREMOS A
CERTEZA
DE QUE TUDO VAI DAR
CERTO!!!
POIS TEMOS PEDRAS
PRECIOSAS EM NOSSAS MÃOS
QUE NO FUTURO SERÃO
PROTAGONISTAS DE
GRANDES ESPETÁCULOS.
FAZENDO AQUELES QUE
OS CERCAM TEREM
VÁRIOS E VÁRIOS DIAS
DE FOLIA!!!
OBRIGADA PELO CARINHO
DE TODOS.
ESPERO QUE VOCÊS SE
TORNEM TÃO INESQUECÍVEIS
PARA OS SEUS ALUNOS
QUANTO SE
TORNARAM PRA MIM !
BEIJOS ...
PROFESSORA
Vídeo das atividades realizadas durante o curso
Canções: Pra Você composição de Paula Fernandes e Zezé di Camargo
Piruetas composição de Chico Buarque
Dia de Alegria composição de Luiz Claudio Picolé e Marcio Paiva, cantada pela apresentadora Eliana
Canções: Pra Você composição de Paula Fernandes e Zezé di Camargo
Piruetas composição de Chico Buarque
Dia de Alegria composição de Luiz Claudio Picolé e Marcio Paiva, cantada pela apresentadora Eliana
Café de encerramento do curso Técnicas de Alfabetização da professora Carlice
Meninas que participaram do curso, peço desculpas por eu não editar o vídeo.
AVALIAÇÃO DO CURSO
∫ ♂ ♫ ☻ ☼
☺ ♥ ♪ ♀
∞
Nenhum comentário:
Postar um comentário